Campos do Jordão está localizada na Serra da Mantiqueira, interior do Estado de São Paulo. Faz parte de uma recém-criada Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, contando com importantes cidades como São José dos Campos e Taubaté.

Considerada a Suíça Brasileira, Campos do Jordão é a cidade de maior altitude do Brasil, com cerca de 1.628 metros acima do nível do mar, considerando a sua região central – nos arredores, a altitude chega a ultrapassar os 2.000 metros.

Campos do Jordão foi fundada, ainda como distrito, pelo almirante Mateus Costa Pinto, que adquiriu, em 29 de abril de 1874, lotes na região onde atualmente é a área central da cidade. Em 1934, se emancipou de São Bento de Sapucaí. foi fundada, ainda como distrito, pelo almirante Mateus Costa Pinto, que adquiriu, em 29 de abril de 1874, lotes na região onde atualmente é a área central da cidade. Em 1934, se emancipou de São Bento de Sapucaí.

Segundo o último censo do IBGE, feito em 2014, Campos do Jordão tem 50.541 habitantes, mas recebe inúmeros turistas que fazem sua população média, principalmente no inverno, aumentar em até 30% - chegando em até 80 mil pessoas.

Campos do Jordão fica a 173 km de São Paulo, 350 km do Rio de Janeiro e 500 km de Belo Horizonte, cidades de onde recebe mais visitantes durante a alta temporada, entre maio e agosto. Para chegar na cidade, o principal caminho é a rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro, geralmente abastecida pelas rodovias Dutra e Carvalho Pinto.

Em 1950, a partir de uma forte campanha de marketing, começou a virar o principal refúgio de inverno para muitas pessoas – tanto para quem está de férias, quanto para quem quer apenas aproveitar o fim de semana.

A temperatura média anual de Campos do Jordão é de 14 graus, chegando a cair para abaixo de zero no inverno – considerando a sensação térmica, ela pode ser ainda menor. Mesmo com isso, a neve chegou de forma rara, sendo registrada apenas nos anos de 1928, 1942, 1947 e 1966. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) diz que a menor temperatura registrada na cidade foi em 6 de junho de 1988: 7,2 graus negativos.

Quem procura a cidade encontra atrações como o centrinho comercial de Capivari, que conta com restaurantes, cervejarias e lojas para os mais variados gostos, e pontos turísticos como Ducha de Prata, Horto Florestal, Palácio do Governo, Pedra do Baú, Amantikir Jardins, entre muitos outros.