Projeto Mãostiqueiras transforma realidade de artesãs em Campos do Jordão

12 de março de 2018

Desde 2015, a cidade de Campos do Jordão conta com um projeto transformador. O Mãostiqueiras - As mãos que trabalham a lã na Serra da Mantiqueira -, que tem como objetivo utilizar a lã natural como principal matéria-prima na confecão de peças de decoração, ganha cada vez mais espaço, gerando trabalho, renda e contribuindo para a sustentabilidade.



O Projeto Mãostiqueiras surgiu quando uma de suas idealizadoras descobriu que a maioria dos criadores de ovelhas da região da Mantiqueira jogava a lã fora após a tosquia anual dos animais. Sem saber, eles desprezavam uma valiosa fibra têxtil, matéria prima que é um bem econômico, de valor social, cultura e ambiental.

Através do projeto, as artesãs da comunidade recebem a lã natural da tosquia e transformam o material bruto em peças de decoração únicas. É a união entre os criadores de ovelhas e as artesãs da Mantiqueira, que gera trabalho, renda e fomenta a educação para a sustentabilidade.

Há um ano, em março de 2017, foi inaugurado o Espaço Mãostiqueiras, na Vila Matilde. Além de comercializar os produtos artesanais, o espaço funciona para capacitação de pessoas para trabalharem com a lã, além de servir como armazém de matéria-prima e ambiente para oficinas e workshops.



Quer saber mais sobre o Projeto Mãostiqueiras ou ajudar de alguma forma? Acha que a sua cidade pode se inspirar? Faça uma visita ou acompanhe as redes sociais Mãostiqueiras:

maostiqueiras.com.br
fb.com/maostiqueiras
maostiqueiras@gmail.com
Rua Arthur Ramozzi, 100, Vila Matilde, Campos do Jordão


Sempre em sintonia com a natureza, Campos do Jordão é uma das melhores opções para viver ou visitar. A Construtora Poiano Lopes projeta imóveis especiamente para você. Confira!



O Residencial Reali Fiori, em Campos do Jordão, é o investimento certo para você!

Não deixe de conhecer nosso empreendimento! Apartamentos de 63 m², 2 dormitórios e preços a partir de R$ 190.000,00, com condições facilitadas.

Saiba mais clicando aqui
.