Descubra como quitar o seu imóvel mais rapidamente

18 de dezembro de 2017

Se você já financiou sua casa própria, sabe que uma das coisas que mais ficam martelando na cabeça da gente é assumir o compromisso de tantas parcelas. Diferente da compra de um carro, por exemplo, onde o prazo pode chegar a quatro anos, a casa própria pode significar prestações por 30 anos.



Mas o valor das parcelas e o tempo para pagamento não precisam, necessariamente, ser os mesmos do início ao fim. Separamos aqui algumas dicas que vão deixar você mais próximo de quitar o seu imóvel. Fique de olho, analise e aproveite as oportunidades que já podem estar à sua disposição.

Pagar as últimas parcelas

Se você tem um dinheiro sobrando e quer dar uma destinação a ele, pense em antecipar as últimas parcelas. A prestação de um imóvel é composta basicamente por três elementos: o valor financiado (que corresponde ao total que você pegou emprestado), os juros (valor que o banco cobra para lhe emprestar) e os encargos (como taxas operacionais e seguros).

Ao optar por pagar as últimas parcelas você estará reduzindo, principalmente, o valor financiado. Assim, o dinheiro será mais utilizado para abater o valor principal financiado e menos os juros e as taxas operacionais. Ao invés de reduzir a parcela, você irá reduzir o tempo de pagamento.

Que tal usar o FGTS?

Você sabia que quando está com o governo o seu FGTS rende menos que a inflação? Pois é. E é por isso que uma boa ideia é utilizá-lo a cada dois anos para abater a quantidade de parcelas ou mesmo reduzir o valor delas por um período. O saldo do FGTS pode apenas ser utilizado a cada dois anos, como define sua própria legislação, que determina intervalos de reutilização.

Se o dinheiro estiver curto e as parcelas estiverem pesando no seu bolso, uma das opções é reduzir o valor das prestações utilizando o saldo do FGTS como complemento e durante um período de pagamento. Mas observe que nessa situação se mantém o prazo das parcelas. Outra opção é usar o saldo para abater o número de parcelas, mantendo-se o valor da prestação, mas reduzindo o tempo do financiamento.

Amortizar a dívida

A amortização também vale a pena. Ela costuma ser usada quando o volume de dinheiro é maior, como o recebimento de uma herança ou a sentença de um processo com causa ganha. Ao pagar antecipadamente parte da sua dívida, quitando várias parcelas, você reduz significativamente os gastos com juros e taxas operacionais. É um excelente negócio.

Use o 13º salário ou férias

Você vai viajar com a família, vai passear, passar o Ano Novo fora e, mesmo assim, pode sobrar um dinheiro das férias e do 13º? Não sabe o que fazer? Mais uma vez, uma excelente ideia é antecipar algumas parcelas da casa. Fazendo isso, você gasta de forma consciente e não com supérfluos.
Agora que já sabe que tem tantas opções, aproveite e termine de pagar o quanto antes a sua casa e comece a pensar em novas conquistas.



O Residencial Reali Fiori, em Campos do Jordão, é o investimento certo para você!

Não deixe de conhecer nosso empreendimento! Apartamentos de 63 m², 2 dormitórios e preços a partir de R$ 190.000,00, com condições facilitadas.

Saiba mais clicando aqui
.