Vai alugar seu imóvel para temporada? Fique ligado nas dicas e orientações

22 de dezembro de 2017

As férias chegaram e várias questões surgem entre locadores e locatários na hora de entrarem em acordo sobre o aluguel de um imóvel. Detalhes do contrato e vistorias do local devem ser observados atentamente, de acordo com o Secovi – SP (Sindicato da Habitação).



O órgão alerta que, na hora de alugar uma casa, apartamento, ou mesmo uma chácara por temporada, tanto proprietários como locatários devem recorrer a um corretor de imóveis de confiança. Vale salientar que corretores e imobiliárias possuem um número no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI).

Outra importante dica é visitar o imóvel antes de assinar o contrato para conferir pessoalmente a condição real e qual o limite de pessoas que o espaço acomoda. Se a propriedade estiver dentro de um condomínio, o locador precisa garantir em contrato que seus hóspedes possam frequentar áreas comuns como piscinas, quadras, etc. – legalmente é errado restringir esse acesso apenas aos condôminos.

Contudo, se não for possível que o locatário visite o imóvel, ele deve solicitar à imobiliária fotos internas e externas do espaço. Além disso, pode recorrer à internet para ver a fachada da propriedade (via Google Maps) e também consultar outros usuários.

Mesmo para uma curta temporada, esse tipo de locação deve ser estabelecido em contrato. A saber, informações como data de entrada e saída, valor a ser pago, eventuais multas por descumprimento de regras e número de pessoas que estarão no imóvel devem constar no documento.

Ao chegar ao imóvel alugado, o inquilino deve checar se tudo está conforme o combinado e, se notar algum dano (eletrodoméstico que não funciona, por exemplo), o problema deve ser anotado e informado no momento da devolução das chaves.

As formas de pagamento do aluguel são negociadas livremente entre as partes, mas a prática mais comum no mercado é pagar 50% do valor no ato da contratação e o restante na entrega das chaves, lembrando que geralmente é prevista uma multa em caso de desistência.

Se você está pensando em investir em um empreendimento, a Construtora Poiano Lopes tem o imóvel ideal. Com produtos diferenciados e exclusivos que atendem aos mais exigentes níveis de qualidade, a Poiano Lopes conta com empreendimentos únicos em Campos do Jordão, como o Louis Blanc Maison e o Residencial Reali Fiori.



O Residencial Reali Fiori, em Campos do Jordão, é o investimento certo para você!

Não deixe de conhecer nosso empreendimento! Apartamentos de 63 m², 2 dormitórios e preços a partir de R$ 190.000,00, com condições facilitadas.

Saiba mais clicando aqui
.